Laboratórios

  • Laboratório de Supercondutividade, Magnetismo e Materiais Avançados

    Laboratório de Supercondutividade, Magnetismo e Materiais Avançados

     

    Esse laboratório de pesquisa têm como objetivo principal o estudo experimental na área da Física da Matéria Condensada. Estamos em etapa de nucleação e implementação dessa linha de pesquisa na Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Temos como objetivo o preparo de amostras de sistemas supercondutores, magnéticos e de outros materiais com interesse científico e tecnológico para o estudo de suas propriedades físicas.

     

    O Laboratório de Supercondutividade, Magnetismo e Materiais Avançados, fica localizado na sala P16 do  Instituto de Matemática, Estatística e Física - IMEF, onde estão alocados criostatos que permitem o estudo de propriedades de magneto-transporte em baixas temperaturas de amostras sólidas. Além disso, temos, na sala P13, o laboratório de preparação de amostras, onde estão os fornos, prensa e toda a instrumentação necessária para o preparo de amostras.

     

    Contamos ainda com equipamentos destinados à caracterização estrutural das amostras: Difratômetro de Raios-X com acessório para medidas em função da temperatura e à caracterização microestrutural: Microscópio Eletrônico de Transmissão (MET) e Microscópio Eletrônico de Varredura (MEV), disponíveis no Centro Multiusuário de Microscopia Eletrônica do Sul/ CEME-SUL.

     

    Responsáveis:

    Prof. Dr. Jorge Luiz Pimentel Junior

    Profa. Dra. Agueda Maria Turatti

  • Laboratório de Física Médica

    Laboratório de Física Médica

     

     

    O Laboratório de Física Médica do Imef/FURG foi criado com o objetivo de promover o ensino, a pesquisa e a extensão junto aos alunos do Curso de Bacharelado em Física com Ênfase em Física Médica do Imef. O laboratório é equipado com geradores de raios X, detectores, fontes de radiação gama e outros equipamentos para o desenvolvimento do ensino e da pesquisa, incluindo objetos simuladores e sistemas para a caracterização de feixes de raios X. O laboratório é munido de uma sala blindada para a radiação e disponibiliza todos os equipamento de proteção individual para os usuários, incluindo monitores de dose individual. Os trabalhos científicos que vem sendo desenvolvidos no Laboratório em física aplicada à medicina e biologia têm a participação de pesquisadores do Departamento de Física e da Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto, SP. 

    Localização: N

    Capacidade de atendimento: 20 alunos
    Área física disponível: 60 m2

  • Laboratório de Computação Científica

    Laboratório de Computação Científica

     

    O cluster Tyrell é um cluster beowulf do PPG-Física. Ele conta com 11 nós, são eles: 4 Intel i7-3930K CPU @ 12x3.20GHz, 16GB RAM, 320GB 5 Intel i3-2120 CPU @ 4x3.30 GHz, 4GB RAM, 320GB 1 Intel Q8400 CPU @ 2x2.66 GHz, 2GB RAM, 280 HD Totalizando 82 núcleos, 102GB de RAM e ~3.4 TB de armazenamento. Ele está preparado para executar tarefas em paralelo e distribuídas, utilizando o GNU Parallel e MPI, respectivamente. É recomendável que apenas tarefas otimizadas para utilizar esses recursos sejam executadas no cluster. Ele se encontra fisicamente alocado no Prédio 2, no anexo do laboratório computacional 2206, acesso remoto está disponível.   Material adicional: Clique aqui
  • Laboratório de Plasma

    Laboratório de Plasma

     

     

    Contamos com dois espaços para laboratório, um com 60 metros quadrados e outro em torno dos 20 metros quadrados.
    O laboratório tem como objetivo trabalhar tanto na área de tecnologia de plasma como também nos estudos ligados a fusão termonuclear controlada, agora que temos o TOKAMAK NOVA. Tanto no aspecto experimental como teórico no que tange a física e a tecnologia de plasmas.

    Contamos hoje com quatro montagens experimentais:

    - Sistema descarga em barreira dielétrica - DBD - doado pelo Prof. Machida - (temos interações com: Física Médica, Química e Biologia)
    - Sistema de arco deslizante - GAD (possíveis interações: Física e Química)
    - Sistema de plasma spray - Plasma Térmico (temos interações com: Física, engenharia mecânica - materiais e uma empresa)
    - Sistema de descarga glow para estudos em modificação de superfícies e possíveis estudos de deposição de filmes fino em gaiolas catódicas. (possíveis interações: Física, Eng. Mecânica, Materiais e Eng. De Alimentos)

    Com a vinda do TOKAMAK NOVA da UNICAMP, iremos iniciar uma nova área no nosso laboratório, a de fusão termonuclear controlada.

    Pretendemos que este laboratório seja multi usuário, com a participação de outras instituições de ensino superior como também de outras áreas (Biologia, Química e Engenharias).

     

    Responsável pelo laboratório: Prof. Dr. Magno Pinto Collares

    Material adicional: Clique aqui.