1) Física de Partículas e Campos

Nessa Linha são realizadas pesquisas em colisões de íons pesados, propriedades do plasma de quarks e gluons e seu tratamento hidrodinâmico, Cromodinâmica Quântica, Teoria de pertubação quiral e forças nucleares, fenomenologia de supersimetria, mecanismo de geração de massas e misturas das partículas fundamentais, astrofísica extragalática observacional, formação estelar e atividade nuclear, Supersimetria na mecânica clássica, algebra de Grassman e sistemas vinculados.



2) Física da Matéria Condensada

Nessa linha são realizadas pesquisas em supercondutividade, magnetismo e correlações eletrônicas em materiais avançados. Processamento e caracterização de sistemas supercondutores de alta temperatura crítica. Física de materiais: processamento, caracterização estrutural (DRX) e microestrutural (MEV e MET). Mecânica estatística e simulação de sistemas complexos. Física matemática e resultados rigorosos em mecânica estatística. Aplicações de técnicas baseadas em feixes de íons para análise e estudo de materiais, alimentos e tecidos biológicos. Dosimetria e caracterização dos efeitos biológicos produzidos pelas radiações ionizantes em física médica.

 

 

3) Astrofísica

Nessa linha são realizadas pesquisas sobre formação, evolução e características físicas de galáxias. Núcleo Ativo de Galáxias (AGN) e suas propriedades Físico-Químicos (Astroquímica). Teoria de Redes para investigar a distribuição e o ambiente de galáxias no Universo. Altas energias, com ênfase nos fluxos de acreção (discos e jatos astrofísicos) nas redondezas das estrelas compactas (anãs brancas, estrelas de nêutrons e buracos negros).