Início

 

O curso de Mestrado em Física da Universidade Federal do Rio Grande é um programa que conta atualmente com 13 pesquisadores que desenvolvem atividades de pesquisas nas áreas de Astrofísica, Física da Matéria Condensada, Física Nuclear, Relatividade Geral, Gravitação e Física de Partículas. Os pesquisadores mantém colaboração com pesquisadores de outras instituições nacionais e internacionais. Possui uma moderna infra-estrutura computacional constituída por laboratórios de informática, salas de permanência interligadas em rede e salas de aulas equipadas com multimídia.


O curso objetiva o aperfeiçoamento científico e profissional de egressos dos cursos de Física e áreas afins, para atuarem nas diferentes áreas da Física e de áreas que se inter-relacionam com a Física. Procura formar um profissional com habilidades de aprendizagem contínua, de geração de novos conhecimentos e de transmissão desses novos conhecimentos ao maior número de indivíduos de diferentes níveis de formação.

A formação baseia-se em dois pilares. Sólidos conhecimentos em física básica obtidos nas disciplinas do curso e na valorização das atividades de pesquisa.

A pós-graduação incentiva a participação de seus alunos de mestrado em eventos tanto nacionais Brasil como no exterior. Há para tal verbas que permitem a cobertura integral das despesas.

No sítio da pós-graduação da física você poderá encontrar encontrar as informações necessárias para poder se candidatar, assim como tudo relacionado à pesquisa e os possíveis orientadores.


 

Seleção para o ingresso no Programa de Pós-Graduação em Física (PPGFísica) – Nível Mestrado, ingresso para o 1o (primeiro) semestre de 2019

 

 

A coordenação do Programa de Pós-Graduação em Física (PPGFisica), no uso de suas atribuições e, em conformidade com as atribuições previstas no RGU-FURG, resolve:

– abrir as inscrições para o processo de seleção ao Curso de Mestrado em Física, para ingresso no 1o (primeiro) semestre de 2019, conforme especificações que seguem:

 

1. PÚBLICO ALVO

Portadores de diploma, certificado ou atestado de provável formando até 31 de março de 2019 em curso de graduação de duração plena na área de Física ou áreas afins, fornecido por instituição autorizada pelo Conselho Federal de Educação ou por instituição de ensino superior de outro país.

 

2. VAGAS

7 (sete)

 

 

3. INSCRIÇÕES

As inscrições serão realizadas pela internet no endereço eletrônico

 

http://www.siposg.furg.br/curso/976

 

no período de 20 de novembro de 2018 a 15 de fevereiro de 2019.

 

 

RESUMO DO PROCESSO SELETIVO

 

Evento

Data

Observações

Lançamento do Edital

05/11/2018

 

Inscrições

De 20/11/2018 a 15/02/2019

www.siposg.furg.br/curso/976

Divulgação das inscrições homologadas

Até 20/02/2019

Página do programa na internet

Divulgação do resultado da análise de projeto

Até 22/02/2019

Página do programa na internet

Divulgação dos aprovados

Até 22/02/2019

Página do programa na internet

Matrícula dos candidatos aprovados

A partir de 25/02/2019

Secretaria IMEF

 

 

EDITAL COMPLETO