Apresentação

 

O curso de Mestrado em Física da Universidade Federal do Rio Grande, iniciado em 2010, é um programa que conta atualmente com 13 pesquisadores que desenvolvem atividades de pesquisas nas áreas de Astrofísica, Física da Matéria Condensada, Física Nuclear, Relatividade Geral, Gravitação, Física de Partículas e Física dos Oceanos. Os pesquisadores mantém colaboração com pesquisadores de outras instituições nacionais e internacionais. Possui uma moderna infra-estrutura computacional constituída por laboratórios de informática, salas de permanência interligadas em rede e salas de aulas equipadas com multimídia.


O curso objetiva o aperfeiçoamento científico e profissional de egressos dos cursos de Física e áreas afins, para atuarem nas diferentes áreas da Física e de áreas que se inter-relacionam com a Física. Procura formar um profissional com habilidades de aprendizagem contínua, de geração de novos conhecimentos e de transmissão desses novos conhecimentos ao maior número de indivíduos de diferentes níveis de formação.

A formação baseia-se em dois pilares: sólidos conhecimentos em física básica obtidos nas disciplinas do curso e na valorização das atividades de pesquisa.

A pós-graduação incentiva a participação de seus alunos de mestrado em eventos tanto nacionais Brasil como internacionais. Há para tal verbas que permitem a cobertura integral das despesas.

No sítio da pós-graduação da física você poderá encontrar encontrar as informações necessárias para poder se candidatar, assim como tudo relacionado à pesquisa e os possíveis orientadores.

Missão

 

Promover a pós-graduação em física no âmbito do ensino, da ciência básica, da tecnologia e da inovação, visando a capacitação profissional dos estudantes para atuação científica, humanística e cidadã junto à sociedade.

 

Visão

 

Cumprir os requisitos de excelência definidos pela CAPES para alcançar a nota 4 até 2025.

 

Valores

 

Dedicação (Para enfrentar e superar todos os desafios que se apresentam ao longo do caminho)

Responsabilidade (Para consigo próprio e todos os demais integrantes do PPG)

Humanidade (Nos interrelacionamentos, os quais devem sempre primar pelo respeito e pela empatia) 

Honestidade (Na transparência de todos os processos e resultados).

 

Coordenação

 

Coordenador: Prof. Dr. Matheus Jatkoske Lazo

Coord. Adj.:
 Prof. Dr. Fabrício Ferrari

 

 

 

 

Contamos com dois espaços para laboratório, um com 60 metros quadrados e outro em torno dos 20 metros quadrados.
O laboratório tem como objetivo trabalhar tanto na área de tecnologia de plasma como também nos estudos ligados a fusão termonuclear controlada, agora que temos o TOKAMAK NOVA. Tanto no aspecto experimental como teórico no que tange a física e a tecnologia de plasmas.

Contamos hoje com quatro montagens experimentais:

- Sistema descarga em barreira dielétrica - DBD - doado pelo Prof. Machida - (temos interações com: Física Médica, Química e Biologia)
- Sistema de arco deslizante - GAD (possíveis interações: Física e Química)
- Sistema de plasma spray - Plasma Térmico (temos interações com: Física, engenharia mecânica - materiais e uma empresa)
- Sistema de descarga glow para estudos em modificação de superfícies e possíveis estudos de deposição de filmes fino em gaiolas catódicas. (possíveis interações: Física, Eng. Mecânica, Materiais e Eng. De Alimentos)

Com a vinda do TOKAMAK NOVA da UNICAMP, iremos iniciar uma nova área no nosso laboratório, a de fusão termonuclear controlada.

Pretendemos que este laboratório seja multi usuário, com a participação de outras instituições de ensino superior como também de outras áreas (Biologia, Química e Engenharias).

 

Responsável pelo laboratório: Prof. Dr. Magno Pinto Collares

Material adicional: Clique aqui.